Yoga faz parte de um corpo de conhecimento — os conhecimentos védicos — originado na Índia há 7.000 anos. Contempla várias áreas do saber (medicina, arquitetura, astrologia), com o objetivo de desenvolver a harmonia e uma mente tranquila.
A prática do yoga é um convite para o desenvolvimento do autoamor, da auto-observação, do autocuidado e da não violência. Com a utilização dos **asanas** (posturas), **pranayamas** (técnicas respiratórias), **mantras** (sons ritmados em sânscrito) e meditação, trabalhamos corpo (físico e sutil) e mente.
Levamos nossa mente ao desenvolvimento de um padrão contemplativo, resiliente, capaz de se adaptar às mudanças. Isso é possível com a percepção do presente, tanto do corpo físico quanto do corpo sutil, desenvolvida pela disciplina de uma mente que se acomoda sem ser reativa. A prática nos possibilita esse desenvolvimento.
Os ensinamentos em **Vedanta** sobre o “Eu” e sobre a vida favorecem o aprimoramento do discernimento, proporcionando uma percepção abrangente e gentil sobre nós mesmos. Esse conhecimento possibilita a expansão da consciência de nossa existência como seres livres de limitação, plenos e felizes.
O momento da gestação é único e especial na vida feminina. Gerar uma vida requer atenção sensível para atender às demandas dessa fase, na qual se estabelece a ligação entre mãe e filho.
Uma gestante ativa e consciente passa por esse período de forma plena, acessando seu potencial de geradora da vida e seu dom de maternar. Para auxiliá-la nessa fase, a fisioterapia pélvica oferece um trabalho que a ajuda a reconhecer seu corpo na gestação, compreendendo todas as mudanças funcionais que ocorrem a cada dia.
Para isso, realizo o trabalho de reforço perineal e estimulação da consciência de controle perineal, incentivando os exercícios pélvicos que visam o fortalecimento do assoalho pélvico e o treino de expulsão. Essas dinâmicas são realizadas com cinesioterapia e uso de EPI-NO, que possibilita a aquisição do controle perineal de forma gentil.
Além disso, em nossos encontros, enfatizamos o treino respiratório apropriado, promovendo a integração entre o diafragma respiratório e o pélvico, com posturas facilitadoras para o parto humanizado. Também há um momento de integração com o pai, no qual ele vivencia as possibilidades dentro do cenário do parto humanizado, atuando como elemento fundamental de apoio à mãe e facilitador do nascimento.
Uma gestante consciente e ativa traz seu filho ao mundo de forma saudável e natural, vivenciando a gestação com menos desconfortos, de maneira autônoma e gentil. Independentemente da via de parto, o acompanhamento da gestante é conduzido conforme suas expectativas e realidades trazidas a cada encontro, possibilitando que ela viva esse momento de maneira positiva e significativa para si e para o bebê.
A abordagem integrativa na saúde da mulher oferece um tratamento individualizado, proporcionando uma recuperação funcional mais rápida.
Os recursos utilizados são anti-inflamatórios e biofísicos, atuando na modulação dos processos inflamatórios, na diminuição da dor e no relaxamento muscular. Podem ser associados a diversas patologias, promovendo benefícios tanto localmente quanto de forma sistêmica. Além disso, contribuem para o aumento da disposição e da energia.
Os recursos que utilizo, aliados à fisioterapia na saúde da mulher, incluem: ozonioterapia, florais quânticos, laserterapia, auriculoterapia e aromaterapia.
Na prática da fisioterapia, também emprego técnicas de terapia manual, como o método Maitland, crochetagem, ventosaterapia e recursos de eletroestimulação para a reabilitação do assoalho pélvico na fisioterapia pélvica.